
Histórias do
Globo Mágico

Para os pais e educadores
Por que contos e fábulas?
Todos os povos têm fábulas e contos que estão relacionados às suas origens. A narração de histórias — por livros, sites, filmes ou séries de animação — ajudam no desenvolvimento da criatividade, raciocínio, vocabulário e repertório cultural das crianças.
A intenção do Globo Mágico é que essas histórias tenham força para que as crianças formem seus valores e tenha possibilidade de debater temas do seu universo sem que pareça uma “lição de moral”.
Por que diversos países?
"Pensar localmente para atuar globalmente” — O sociólogo Zgymunt Bauman diz que a globalização cria condições de integridade existencial e um dos seus malefícios pode ser a falta de uma identidade cultural. Porém, ele explica que sempre pode surgir algo novo dessa "mistura". O conceito de “glocalização” (global +local) é mesclar os elementos locais e particulares com os globalizados.
Globo Mágico tem este espírito: busca trazer um conteúdo de alcance internacional, mas pensando localmente ao destacar histórias de distintas culturas para que as crianças possam conhecer vários países sem deixar de aprender sobre a história de sua cultura.
Histórias do Globo Mágico
Este é o primeiro passo deste projeto, que tem uma característica transmídia. Temos o sonho de transformá-lo em uma série de animação e que essas histórias possam se tornar jogos para que as crianças aprendam se divertindo e sem se dar conta.
Os pais e professores podem utilizar essas histórias como uma ferramenta ou as crianças podem navegar por ele. A priori, será dividido por continentes e países na parte superior da tela. Basta selecionar o continente, o país e a história desejada. As histórias publicadas são de domínio público fruto de pesquisas.
Ao longo da experiência buscaremos sempre atualizar o site, não somente para melhorar a navegabilidade, como também conseguir reunir o maior número de contos e fábulas como se fosse uma biblioteca virtual.
Os personagens
São quatro crianças, entre 4 e 7 anos, com personalidades bem distintas. Primos, eles precisam conviver quando vão visitar seu avô, uma figura bem peculiar.
“Vovô” é um diplomata aposentado que vive em uma casa em forma de barco. Nela há diversos objetos de suas viagens pelo mundo (real e imaginário). Ele representa o adulto que pode guiá-los em seus questionamentos e suas descobertas.
Por favor, nos envie sugestões, críticas e comentários para que este trabalho seja proveitoso para as crianças.
Nosso e-mail: tracoanimadoproducoes@gmail.com
TATIANE MATHEUS, autora responsável